ÓSCULO SANTO UM SINAL DO POVO DE DEUS.
- JANILSA QUEIROZ SOUZA.
- 16 de abr. de 2018
- 11 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2018

1- “Encontram-se na Palavra de Deus deveres cujo cumprimento guardaria o povo de Deus humilde e separado do mundo, da apostasia, como as igrejas nominais.” (Ellen G. White) Primeiros Escritos, 116.
2- De acordo com a Bíblia e com o Espírito de Profecia, o Ósculo santo é uma doutrina que deve ser aceita e praticada entre o povo de Deus.
3- “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaias 8:20.
4- “Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam. E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.” Romanos 16: 16,17.
5- Esta doutrina é mais um marco antigo abandonado, pelos que pretendem ser o povo remanescente de Deus, mas que não possui as características do verdadeiro povo remanescente. A verdadeira igreja remanescente é: “um povo que, em tempo de geral abandono da verdade e da justiça, está procurando restaurar os princípios que são o fundamento do reino de Deus.” (Ellen G. White) Profetas e Reis, 677, 678.
O ósculo santo desde o primeiro livro da bíblia: Gênesis.
6- “Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.” Gênesis, 33: 1-4.
7- “E lançou-se ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou também ao seu pescoço. E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele.” Gênesis, 45: 14,15.
8- “Disse o SENHOR a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.” Êxodo, 4:27.
9- “Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, e inclinou-se, e beijou-o, e perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.” Êxodo, 18: 7.
10- “Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?” 1Samuel, 10:1. Outros textos: Davi e Jônatas; 1Samuel, 20:39-42. Davi e Barzilai; 2Samuel, 19:39.
11- O ósculo santo no tempo de Cristo.
Veja a seguir, que Jesus, virtualmente, cobrou de Simão o ósculo santo: “Então Ele voltou-se para a mulher e disse a Simão: "Olhe! Veja esta mulher ajoelhada aqui! Quando Eu entrei na sua casa, você não se deu ao trabalho de Me oferecer água para lavar a poeira dos pés, porém ela os lavou com suas lágrimas e os enxugou com os cabelos! Você deixou de Me dar o costumeiro beijo de saudação, porém ela beijou meus pés diversas vezes desde a hora em que Eu entrei aqui". Lucas, 7: 44,45 (tradução Viva).
12- O óculo santo era praticado entre Jesus e seus discípulos; e por isso Judas escolheu este sinal para trair a Jesus: “O traidor tinha combinado com eles um sinal, dizendo: "Jesus é aquele que eu beijar; prendam." Judas logo se aproximou de Jesus, e disse: "Salve, Mestre." E o beijou.” Mateus, 26: 48,49.
13- Os que aborrecem o ósculo santo, querem se desculpar com o caso de Judas; mas estão rejeitando a palavra de Deus pelo apóstolo Paulo que ordena o ósculo santo, muitos anos depois de Judas. Também o apóstolo Pedro que aprendeu com Jesus, diz o seguinte: “Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmão. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus Amém.” 1Pedro, 5:14. (tradução NTHL).
14- O ósculo santo na igreja cristã.
“Que existisse a união e amor entre Seus discípulos, foi a preocupação expressa na última oração de nosso Salvador por eles, antes de Sua crucifixão.” (Ellen G. White) 2Testemunhos Seletos, 263.
15- “E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até o navio.” Atos, 20: 36-38.
16- “Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.” Romanos, 16:16.
17- “As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.” 1Corintios, 16:19,20.
18- “Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam." 2Corintios, 13:12.
19- “Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.” 1Tessalonissences, 5:26. Veja que o verbo saudar está na forma imperativa. “Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.” 1 Coríntios, 14: 37.
20- “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” Apocalipse, 2:4,5.
21- “Justino Mártir (M. Apol. I. OP. 65), relata-nos como o ósculo santo era usado nas despedidas e quando da celebração da Ceia do Senhor, e como o ósculo santo fazia parte dos cultos religiosos dos cristãos. Justino Mártir viveu mais ou menos em torno de 150 d. C., o que nos permite observar que essa prática do ‘ósculo santo’, pelo menos em alguns seguimentos da igreja cristã, havia perdurado por século e tanto. A prática do ósculo santo, como parte integrante da liturgia cristã, é mencionada nas Constituições Apostólicas (Séc. III d. C.), o que significa que houve lugares onde essa prática sobreviveu por nada menos de três séculos.” Estudo de Passagens com problemas de Interpretação,326. Livro do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia - SALT - ano 1986.
22- Quando a igreja Cristã apostatou, esta doutrina (ósculo santo) foi perdida de vista. Mas a profetiza do Senhor, Ellen G. White, recebeu uma visão instruindo-a, que esta doutrina deveria ser restaurada.
23- Restauração do ósculo santo pela igreja adventista.
“A santa saudação mencionada no evangelho de Jesus Cristo pelo apóstolo Paulo deve ser considerada no seu verdadeiro caráter. Trata-se de um ósculo santo. Deve ser considerada como um sinal de amizade para cristãos amigos quando partem, e quando se encontram de novo após semanas ou meses de separação. Paulo diz: "Saudai a todos os irmãos com ósculo santo." I Tess. 5:26. No mesmo capítulo ele diz: "Abstende-vos de toda forma do mal." Pode não haver aparência do mal quando o ósculo santo é dado no tempo e em lugar próprios.” (Ellen G. White) Primeiros Escritos, 117. (Os homens saúdam só aos homens).
24- “Questões há nos Testemunhos escritos que não são para o mundo em geral, mas para os filhos de Deus crentes, e não é próprio tornar públicos para o mundo instruções, advertências, reprovações ou conselhos dessa espécie. O Redentor do mundo, o Enviado de Deus, o maior Mestre que os filhos dos homens já conheceram, apresentou algumas questões instrutivas, não para o mundo, mas somente para os Seus discípulos. Embora tivesse mensagens destinadas às grandes multidões que O acompanhavam, também tinha alguma luz e instrução especial a comunicar aos Seus seguidores, as quais não comunicava à grande congregação, visto que elas nem seriam por ela compreendidas nem apreciadas.” (Ellen G. White) Testemunhos Para Ministros, 34.
25- “O amor de Cristo, o amor de nossos irmãos, testificará ao mundo que estivemos com Jesus e dEle aprendemos. Então, a mensagem do terceiro anjo se avolumará num alto clamor, e a Terra inteira será iluminada com a glória do Senhor.” (Ellen G. White) 6Testemunhos Para a Igreja, 401.
26- “Era costume entre os adventistas guardadores do sábado trocar o ósculo santo no sacramento de humildade.” Primeiros Escritos, 301. Ou seja: pela fé original Adventista, o ósculo santo era praticado na hora do lava-pés. Vemos aí que entre os pioneiros Adventistas era costume saudarem-se com ósculo santo, mas por terem apostatado, os adventistas abandonaram este e outros sinais distintivos do povo remanescente de Deus.
27- “O tempo e a provação não anularam as instruções dadas, mas através de anos de sofrimento e sacrifício têm estabelecido a verdade do testemunho comunicado. As instruções dadas nos primeiros tempos da mensagem, devem ser conservadas como instruções dignas de confiança para se seguirem nesses seus dias finais. Os que são indiferentes a esta luz e instrução não precisam esperar escapar aos laços que, temos sido claramente avisados, hão de fazer com que os rejeitadores da luz tropecem e caiam, e sejam enlaçados, e presos. Caso estudemos cuidadosamente o segundo capítulo de Hebreus, saberemos quão importante é que nos apeguemos firmemente a todo princípio da verdade que tem sido dado.” (Ellen G. White) 1 Mensagens Escolhidas, 41.
28- “Nenhuma mudança deverá efetuar-se nos traços gerais de nossa obra. Deve permanecer clara e distinta como foi criada pela profecia. Não nos compete entrar em aliança com o mundo, supondo com isto poder levar a melhor. Se alguém cruzar o caminho a fim de embaraçar o passo à obra nas linhas que Deus lhe traçou, incorrerá no desagrado divino. Nenhum traço da verdade que tornou o povo adventista do sétimo dia o que ele é, deve ser apagado. Temos antigos marcos da verdade, da experiência e do dever, e cumpre-nos defender firmemente nossos princípios em face do mundo.” (Ellen G. White) 6Testemunhos Para a Igreja, 17.
29- “Quando estudo as Escrituras, fico alarmada por causa do Israel de Deus nestes últimos dias. São exortados a fugir da idolatria. Receio que estejam adormecidos, e tão conformados com o mundo que seria difícil discernir entre o que serve a Deus e o que O não serve. Está aumentando a distância entre Cristo e Seu povo, e diminuindo entre eles e o mundo. Os sinais distintivos entre o professo povo de Cristo e o mundo quase que desapareceram. Como o Israel de outrora, seguem as abominações das nações que os cercam.” (Ellen G. White) 1Testemunhos Para a Igreja, 277.
30- “Hoje Satanás está procurando oportunidades de derrubar os marcos da verdade - os monumentos que foram erguidos ao longo do caminho; e necessitamos da experiência dos velhos obreiros que edificaram sua casa sobre a sólida rocha, os quais, por infâmia e por boa fama se mantiveram leais à verdade”. (Ellen G. White) Obreiros Evangélicos, 103.
31- “Surgirão homens e mulheres proclamando possuir alguma nova luz ou alguma nova revelação, e cuja tendência é abalar a fé nos marcos antigos. Suas doutrinas não resistem à prova da Palavra de Deus. Mesmo assim, almas serão enganadas. Farão circular relatos falsos e alguns serão apanhados pela armadilha. ... Não podemos ser demasiado vigilantes contra toda forma de erro, pois Satanás está constantemente buscando afastar da verdade os homens.” (Ellen G. White) 5Testemunhos Para a Igreja, 195,196.
32- “Nossa única segurança consiste em conservar os antigos marcos milenários. "À Lei, e ao Testemunho: se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não têm iluminação." Isaías, 8:20. (Ellen G. White) 5Testemunhos Para a Igreja, 199.
33- “São as raposinhas que destroem a vinha; as pequeninas negligências, as pequeninas deficiências, as desonestidades pequeninas, os pequeninos desvios do princípio, é o que cega a mente e a separa de Deus.” (Ellen G. White) (MM:1968) Nos Lugares Celestiais, 226.
34- “Devem os filhos de Deus cultivar uma consciência sensível ao pecado... É um dos mais eficazes artifícios de Satanás para levar os homens a cometerem pecados pequenos, cegar-lhes o espírito ao perigo de pequenas condescendências, pequeninos desvios das reivindicações de Deus, claramente expressas. Muitos que recuariam com horror de alguma grande transgressão, são levados a considerar de pouca monta o pecado em questões pequeninas. Mas esses pecados pequeninos minam a vida piedosa da pessoa. Os pés que enveredam por um trilho que diverge do caminho certo, tendem para a estrada larga, que termina em morte.” (Ellen G. White) (MM:1965). Para Conhecê-lo, 298.
35- A única segurança para uma igreja é: não abandonar os marcos antigos. A igreja adventista abandonou vários: a questão da guerra, não portar armas, a norma do vestuário, etc., e o ósculo santo. Releia o texto acima. Mas o verdadeiro povo remanescente de Deus mantém firme os marcos antigos, incluindo o ósculo santo.
36- “Vi um grupo que permanecia bem guardado e firme, não dando atenção aos que faziam vacilar a estabelecida fé da comunidade. Deus olhava para eles com aprovação. Foram-me mostrados três degraus - a primeira, a segunda e a terceira mensagens angélicas. Disse o meu anjo assistente: "Ai de quem mover um bloco "ou mexer num alfinete dessas mensagens. A verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância.” (Ellen G. White) Primeiros Escritos, 258.
37- “O Senhor terá um povo tão verdadeiro como o aço, de fé tão firme como o granito. Eles devem ser-Lhe testemunhas no mundo, instrumentos Seus para realizar uma obra especial, gloriosa, no tempo designado por Ele.” (Ellen G. White) 4Testemunhos Para a Igreja, 594.
38- A igreja Adventista deixou de considerar a doutrina do ósculo santo gradativamente. Em 1975 já haviam abandonado o ósculo santo a bastante tempo; porém ainda escreviam assim:
39- “Nada se deve opor a um adventista sincero, que plenamente convicto em matéria de ósculo, o pratique crendo que assim cumpre melhor o sentido da amizade e cordialidade cristãs. Nada pode marear a limpidez e a pureza da intenção. Argumentam alguns que hoje, dada a maré montante de homossexualidade que avassala nosso mundo agonizante, tal prática não deve ser incrementada (desenvolvida). Não aceitamos isto. A Bíblia diz que ‘tudo é puro para os que são puros’, e num ambiente de pessoas de coração afinado com o céu, cremos mesmo que esta prática é altamente salutar (moralizadora), embora, como dissemos, oficialmente nossa igreja não considera o assunto. Revista Adventista, dezembro de 1975, págs. 30 e 31.
40- Em 1982 a igreja Adventista desce mais um degrau. Desta vez fazendo uma investida diretamente contra a instituição divina do ósculo santo:
41- “Ósculo é beijo... Tal hábito é o costume mundano dos artistas, dos viciados, dos impuros. Basta ver na TV, na rua e por aí afora. É o “primo” da tal “amizade colorida”. Devemos evitá-lo.” (Do livro assim diz o Senhor, 32, 33. 7ª Edição autorizada e assinada pelos pastores: Floriano Xavier dos Santos e Alejandro bullón).
42- As duas igrejas Adventistas: a que mantém as doutrinas e a que abandonou o ósculo santo foram mostradas no futuro a Ellen G. White:
43- “Os 144.000 estavam todos selados e perfeitamente unidos. Em sua testa estava escrito: "Deus, Nova Jerusalém", e tinham uma estrela gloriosa que continha o novo nome de Jesus. Por causa de nosso estado feliz e santo, os ímpios enraiveceram-se e arremeteram violentamente para lançar mão de nós, a fim de lançar-nos à prisão, quando estendemos a mão em nome do Senhor e eles caíram indefesos ao chão. Foi então que a sinagoga de Satanás conheceu que Deus nos havia amado a nós, que lavávamos os pés uns aos outros e saudávamos os irmãos com ósculo santo; e adoraram a nossos pés.” (Ellen G. White) Primeiros Escritos, 15. Aqui vemos que o lava-pés e o ósculo santo são sinais distintivos do povo de Deus.
44- “Tu pensas que os que adoram aos pés dos santos (Ap.3:9) serão finalmente salvos. Aqui preciso discordar de ti, pois Deus me mostrou que esta é uma classe de adventistas professos, que apostataram e ‘de novo crucificaram o Filho de Deus, e O expuseram ao vitupério’. E na ‘hora da tentação’ que há de vir para provar o verdadeiro caráter de cada um, eles saberão que estão perdidos para sempre, e, tomados de angústia de espírito, adorarão aos pés dos santos.” (E. G. White) A Word to The Little Flock. Preparação para a vitória final, 57, 58.
45- “Profunda foi a minha angústia de alma ao constatar o terrível fato de que o povo de Deus conformou-se ao mundo, e que, com exceção do nome, não há distinção alguma entre muitos dos professos discípulos do manso e humilde Jesus e os incrédulos. Vi que Jesus era ferido e exposto a franca vergonha. Disse o anjo ao contemplar com tristeza o professo povo de Deus, amando o mundo, participando-lhe do espírito e seguindo-lhe as modas: Separai-vos! Separai-vos! Para que Ele não dê a vossa parte com os hipócritas e os incrédulos do lado de fora da cidade. Vossa profissão de fé só vos causará maior angústia, e maior será o vosso castigo, por que conheceste a Sua vontade, mas não a cumpristes.” (Ellen G. White) 1Testemunhos Para a Igreja, 133 .
46- “Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus. O povo continua a modorrar em seus pecados. Continuam a se dizer ricos, e que não necessitam de nada. Muitos indagam: Por que são feitas tantas reprovações? Por que nos acusam continuamente os Testemunhos de desvios da fé e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade; estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertência e reprovação. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem a alma diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual. Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é a fé e o amor puros; vestidos brancos, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, a qual lhes dará claro discernimento das coisas espirituais, e indicará o pecado. Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir.” (Ellen G. White) 1Testemunhos Seletos, 329.
47- “Diz Cristo: Pai, está consumado. Cumpri a Tua vontade, ó Meu Deus! Completei a obra da redenção. Se Tua justiça está satisfeita, “aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo”. S. João 17:24. E ouvi-se a voz de Deus; foi satisfeita a justiça; vencido está Satanás. “ A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça (símbolo do Pai) e a paz(símbolo de Jesus) se beijaram.” Sal. 85:10. Os braços do Pai estreitam o Filho, e ouve-se-Lhe a voz, dizendo: “Todos os anjos O adorem.” Heb. 1:6. (Ellen G. White) 1Mensagem Escolhidas, 307. (parênteses acrescentados para melhor entendimento).
Nota: todos os textos do Espírito de Profecia estão entre aspas. (Mais informações: 99805-0792 Josias.)
Comments